quarta-feira, 31 de outubro de 2012

EL SALVADOR - ASPECTOS GEOGRÁFICOS






GEOGRAFIA: Área: 21.041 km². Hora local: GMT -3. Clima: tropical. San Salvador. Cidades: San Salvador (500.000), Soyapango (291.000), Santa Ana (256.000), San Miguel (250.400), 
Mejicanos (198.400) (2011).

POPULAÇÃO: 7,1 milhões(2011); nacionalidade: salvadorenha; composição: eurameríndios
94% ameríndios5%, europeus ibéricos 1%. Idioma: espanhol (oficial). Religião: cristianismo 97,6% (católicos 91,2% outros 21,9% - dupla filiação 15,5%), sem religião e ateísmo 1,6% outras 0,8%.


GOVERNO:
República presidencialista. Div. Administrativa: 14 departamentos. Partidos: Aliança Republicana Nacionalista (Arena), frente Farabundo  Martí de libertação nacional
(FMLN), de Conciliação nacional (PCN), Democrata-Cristão (PDC). Legislativo: unicameral
- Assembléia Nacional, com 84 membros. Constituição: 1983.



           PONTOS TURÍSTICOS EM EL SALVADOR;


                                   
                    


San Salvador é a capital de El Salvador, um pequeno país da América Central, limitado a norte e a leste pelas Honduras, a leste pelo Golfo de Fonseca, a sul pelo Oceano Pacífico e a oeste pela Guatemala. O local tem praias belíssimas e muita História. Inclusive, o Governo local tem criado alguns planos de incentivo ao turismo  para fomentar não só as visitações às suas belezas naturais, mas também às belezas arquitetônicas, culturais, artísticas e históricas da região.

Um bom exemplo disso são os artistas, vestidos com roupas típicas, que fazem performance na frente do Palácio Nacional de San Salvador. O Ministério do Turismo  do país tem organizado passeios noturnos por lugares históricos da cidade para promover a área e o Palácio é um dos pontos por onde o roteiro transita. Aliás, a decoração interna do Palácio Nacional é magnífica e um atrativo à parte.


Ainda falando em riquezas culturais nacionais, o patrimônio histórico fala por si só. Vale muito a visita à bela área arqueológica de Joya de Cerén. O local foi tombado pela Unesco e completa um conjunto de maravilhas da humanidade que soma mais de dois mil lugares arqueológicos reconhecidos. São sítios das culturas maia e olmeca, principalmente. Os mais importantes, além da Joya de Cerén, são: as Pirâmides de San Andrés, Cihuatán, Quelepa, Tazumal e Tehuacán.


                                        

São também inúmeros parques de preservação ambiental , que reforçam a preocupação ecológica do povo salvadorenho. Os mais importantes são: Reserva Nacional Bosque El Imposible, Parque Nacional Cerro Verde, Parque Nacional de Montecristo, Parque Nacional Vulcão de Conchagua, Parque Walter T. Deininger, Laguna El Jocotal, Bosque de San Diego e o Bosque de Nancuchiname.

E, finalmente, falemos das praias. São mais de 300 km de belas praias tropicais, que atraem turistas e surfistas de todo mundo. Aliás, duas delas são consideradas entre as melhores do mundo para a prática do surf: El Sunzal e La Paz. As praias salvadorenhas são muito bem quistas por que têm as ondas mais extensas da América Central e, o melhor de tudo, sem muita procura. A temporada boa de ondas costuma ir de março a novembro e os principais picos são:


                                   


El Sunzal, na praia de El Tunco, a direita mais longa do pais; Bocana, também na praia de El Tunco, que tem uma esquerda sobre um fundo de pedra.Bocanita, outra na praia de El Tunco, com direitas e esquerdas sobre fundo de areia. Daí nós temos os picos Km 59 e Km 61 – cujas ondas são perfeitas, abrindo para os dois lados (com predominância para a direita) sobre fundo de pedra com areia. El Zonte, no Norte de La Libertad, point break de direita. Mizata, com três ondas diferentes: no canto esquerdo, uma esquerda tubular sobre fundo de pedra e uma boa direita sobre fundo de areia .

La Paz , que fica localizado na praia de La Libertad e é a onda mais surfada pelo povo local, com direitas longas sobre fundo de areia. E, para finalizar, Punta Roca: considerada a melhor onda de El Salvador, com uma direita tubular, sobre fundo de pedra.
                           
Joya de Céren é conhecida como a “Pompéia da América”, já que foi soterrada por diversas camadas de cinzas vulcânicas, o que ajudou a preservar, com riqueza de informações, o modo de vida das pessoas da época. Devido a sua importância, em 1993 foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. 
A apenas 3 km de Joya de Céren, encontra-se San Andres, onde é possível observar partes já escavadas de algumas pirâmides maias. Acredita-se que San Andres funcionava como um centro cerimonial e administrativo, possivelmente entre os anos 600 e 900 d.C.
Um pouco mais afastado, ainda que apenas a uma hora da capital salvadorenha, podemos visitar o maior sítio arqueológico do país: Tazumal, que na língua nahua-quiché significa “lugar onde se consomem almas”. Lá se pode visitar um sofisticado assentamento maia, com tumbas e um complexo sistema de drenagem, cuja estrutura principal é uma imensa pirâmide já toda escavada e bem preservada, apesar da exposição às intempéries do tempo.  



                                       
 


No coração da América Central, espremido entre a Guatemala, Honduras e o oceano Pacífico, está El Salvador, com um território de apenas 20.742 km². No entanto, ainda que seja um pequeno país no mapa, guarda inúmeras belezas naturais, históricas e culturais.

Em seu território existem 23 vulcões, dos quais 8 seguem ativos e os demais estão em repouso. Um destes vulcões ativos é Izalco, conhecido como “El Faro Del Pacífico” (o farol do Pacífico) que é o mais jovem do país. Estima-se que seu “nascimento” date de 1722 e ele se encontra “adormecido” desde 1966, embora continue apresentando atividades sísmicas e constante fumaça. Seu apelido deve-se ao fato de sua proximidade ao Oceano Pacífico e, quando em plena atividade, a lava que expelia era vista por embarcações que navegavam na costa salvadorenha. Este e outros vulcões, como o Ilamatepec (o mais alto da cordilheira vulcânica do país) formam o Complejo dos Volcanes, situado no Parque Nacional Cerro Verde, a poucos quilômetros da capital do país, San Salvador. Ainda não muito distante também estão três importantes sítios arqueológicos maias: Joya de Cerén, San Andres e Tamuzal.







Um comentário:

  1. Titanium headers for your laptop - TitaniumArt
    You titanium meaning need a few extra pieces. titanium dioxide formula These titanium tubing are the perfect pieces for an existing PC, laptop, or pc. They have the 2014 ford focus titanium hatchback perfect feel, the comfort and titanium 170 welder

    ResponderExcluir